Você realmente sabe a importância de se envolver com o conteúdo que esta estudando?
Tem um provérbio chinês que diz:
“Não ouvir algo, não é tão bom quanto ouvir algo; Ouvir algo, não é tão bom quanto ver algo; Ver algo, não é tão bom quanto saber algo; Saber algo, não é tão bom quanto praticar algo”
Já Benjamin Franklin disse de outra maneira:
“Tell me and I forget. Teach me and I remember. Involve me and I learn”
Ou seja,
“Me conte e eu esqueço. Me ensine e eu lembro. Me envolva e eu aprendo.”
Lembre-se que a imersão na cultura e língua a qual está aprendendo é muito importante. Tente transformar sua rotina em torno do novo idioma, assim seu cérebro vai se adaptar de uma maneira muito mais rápida e seu aprendizado será muito mais eficiente.
No início do processo de aprendizado, tudo parece mais complicado e chega um ponto que achamos muito chato toda essa rotina que parece não se desenvolver de uma maneira que esperávamos.
Mas entenda que quando você cria um real interesse a tudo que envolve a nova língua, você terá mais conteúdo que te rodeie de uma maneira positiva.
Ainda não entendeu? Calma, eu explico!
Imagine você querendo aprender norueguês, não parece ser uma tarefa fácil logo de início né? Pois bem, se pensar em todas as diferenças linguísticas que esse idioma possui, é algo realmente assustador e pode te bloquear nesse processo de aprendizado.
Agora, imagine você por exemplo, procurar saber qual a origem dessa língua, e que a maioria dos noruegueses possuem uma origem viking. Parece algo muito mais inusitado, certo?
É sobre isso, se envolver de uma maneira produtiva, que cative seu interesse e te motive a aprender cada vez mais sem aquele sentimento de obrigação e sem aquela cobrança interna.
Reflita comigo, quando você não tem interesse em determinado assunto, e tem alguém falando dele pra você, automaticamente sua atenção é desviada para outra coisa, ou ao menos você pensa, “nossa que saco esse assunto!”, agora, quando estamos envolvidos em algum assunto que é de nosso interesse, temos uma participação muito mais ativa e animada quando alguém começa a falar sobre ele. No aprendizado de um novo idioma é a mesma coisa.
Nosso estudo também deve ser assim, nós devemos realizar o estudo de uma maneira frequente para que se torne uma rotina. Assim conseguimos identificar pontos de melhoria e masterizar as metodologias.
Esse processo se torna muito mais prazeroso quando conseguimos nos manter focado, dedicado e envolvido no processo.