Você deve achar estranha a minha afirmação, afinal, ela vai contra todas as promessas que vemos por aí na internet, como: “Faça meu curso e atinja a fluência em ‘X’ tempo!”
Mas vou listar 3 motivos que mostram ser IMPOSSÍVEL, atingir a fluência em um idioma fazendo apenas um curso.
1. Impossível aprender todos os vocabulários
Apesar de aprendemos bastante vocabulários em um curso, estamos longe de aprender todos os vocabulários necessários para chegarmos em um nível de fluência.
É necessário praticar em outros “cenários”, com várias “ferramentas” e pessoas diferentes, assim você consegue absorver as coisas de uma maneira diversificada e mais interessante.
Algumas opções muito interessantes são, ouvir músicas do idioma que está aprendendo, assistir filmes, conversar com pessoas, etc.
Não fique preso a apenas um método, não existem regras na hora de aprender um novo idioma, basta encontrar as atividades que mais te interessam e façam você se sentir avançando nesse desafio.
2. Aprender em 6, 3 ou até mesmo 1 mês.
Apesar de existirem cursos de longa duração no mercado, de até 5 nos por exemplo, não acredite nas promessas de tempo.
Há aqueles cursos que querem “prender” seus alunos por mais tempo possível, e tem aqueles que prometem atingir a fluência em poucos meses, mas não se engane, o tempo em anos e meses não dizem absolutamente nada quando se diz a respeito de aprender um novo idioma.
O que importa de verdade é o tempo em horas de estudo, são elas que irão te ajudar a atingir a fluência de um novo idioma.
Sendo assim, considerando as 2h/semanais que geralmente são a carga horaria dos cursos vezes 5 anos teríamos algo aproximado de 520 horas de estudo. Algo muito bom, porem longe da quantidade ideal para atingirmos o nível de fluência.
3. Falta de Material nesse nível
Até hoje, nunca encontrei nenhum material que supra todas as necessidades de um aluno ao aprender um novo idioma.
Geralmente, os conteúdos são todos muito parecidos e desatualizados para os tempos atuais, com apostilas e temas muito sem graça e que acabam fazendo com que os alunos percam o interesse no conteúdo apresentado.
Portanto, não aposte todas as suas fichas em conteúdos prontos, pois eles podem não ser feitos para você e te deixar desanimado durante o processo de aprendizado.