O método das 10 mil horas

Quando se trata de rotina de estudos, surgem diversos métodos revolucionários para concentração e alto desempenho, mas na verdade, sua rotina de estudos pode ser muito mais simples do que você possa imaginar.

Embarque nessa sua jornada de aprender um novo idioma, e aprenda apenas algumas dicas simples e de maneira eficaz.

Seu sonho está cada vez mais perto de se tornar realidade!

Aqui vão duas dicas simples, mas farão toda a diferença em sua rotina de estudo.

  1. Não foque na quantidade de horas.

Entenda que seu desempenho não pode ser avaliado nem medido, pela quantidade de horas que você estuda ma sim, da maneira que você estuda.

Existem alguns estudos que apontam a média de horas ideal para alcançar a fluência em um idioma, mas francamente, você se imagina estudar 10 mil horas para só assim se tornar fluente?

Para entender a dimensão do que são essas 10 mil horas de estudo, é equivalente à 1.250 dias seguidos, considerando 8 horas de estudos diários.

Praticamente impossível manter essa rotina não é mesmo? Ainda mais se seu objetivo é para arranjar um emprego melhor, ou ser promovido, ou se mudar de país, enfim, de qualquer perspectiva, essa rotina de estudos não é muito atrativa para quem quer aprender um novo idioma.

Por isso, devemos pensar fora da caixa sobre esse assunto.

2. O dia-a-dia é seu novo idioma

Quando pensamos em estudo, logo nos imaginamos sentados em frente a uma mesa, dentro de um quarto ou biblioteca e cercado por livros com conteúdos didáticos, mas nem todo estudo se resume a isso.

Entenda que, essa quantidade de horas, não significa ficar sentado em frente aos livros e lendo o dia todo. Sua rotina de estudos pode ser dividida entre várias atividades diferentes que fazem com que você ainda esteja praticando esse novo idioma.

Uma rotina de estudo, não pode ser maçante ou cansativa a ponto de te fazer perder o interesse, ela precisa ser produtiva, interessante, informativa e até mesmo divertida.

Ouvir música, assistir filmes, conversar com pessoas nativas ou que ja possuem fluência no idioma que está aprendendo, frequentar lugares em que você consiga praticá-lo também fazem parte do se aprendizado.

Um novo idioma, precisa ser sua nova rotina, precisa estar inserido no seu dia-a-dia de maneira natural, a ponto de você não perceber mais que ele é algo diferente.

Bônus: Não perca tempo

Não perca seu tempo estudando errado, você deve consumir conteúdo somente no idioma que esta aprendendo.

Não consuma conteúdos dublado e mergulhe de cabeça no novo idioma. Essa transição pode ser um pouco difícil, mas tenha certeza que valerá a pena.

Saia de sua zona de conforto, e viva 100% do seu tempo aprendendo, isso vale para formas indiretas, que façam você encontrar referências do novo idioma em sua rotina.

Então, quando menos perceber, as 10 mil horas não serão nada e você terá dominado o idioma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *