Quando aprendemos um idioma, alguns detalhes fazem toda a diferença. Esses detalhes as vezes são um divisor de água, pois podem te atrapalhar ou impulsionar no aprendizado.
Vamos ver alguns que eu separei pois acredito ser muito importante:
Preste atenção aos sons e pronúncias diferentes da escrita.
Alguns idiomas possuem palavras que se pronunciam diferentemente da escrita. Geralmente esse é um ponto que deixa muita gente de cabelo em pé. Ouça onde os falantes nativos colocam a ênfase e tente repetir da mesma maneira.
Isso não apenas ajudará você a falar bem, mas também poderá reduzir os mal-entendidos. Às vezes, colocar ênfase na sílaba errada muda completamente a palavra.
Aprenda a ouvir e encontrar a diferença.
Aprenda novas palavras a partir das palavras.
Em diversos idiomas, há palavras que se derivam de outras palavras. Muitas das vezes com significados parecidos ou totalmente opostos! (Ex: Familiar e Unfamiliar)
É importante conhecer a maneira correta de usar uma palavra em todos os tipos de frase. Quanto mais palavras você souber, mais você terá facilidade em falar.
Aprenda frases e estruturas.
As palavras são muito importantes, porém as vezes é melhor aprendermos uma frase ou estrutura em específico. Pense no seu dia-dia, você utiliza diversas frases “Prontas”. São coisas que fazem parte do seu dia, então nada melhor que aprender elas inteiras do que aos pedaços.
Principalmente as Gírias!
Concentre-se em falar, não na gramática.
Vou fazer somente uma pergunta, o quanto você sabe da gramática de português?
Grande maioria não sabe muita coisa, porém mesmo assim falamos o português sem problemas. Lembre-se que uma criança quando começa a falar não tem ideia o que é gramática e como usá-la, porém ela consegue falar sem maiores problemas.
Depois que você atingir um certo nível de fluência, você aprenderá a gramática mais facilmente.