Hiragana (平仮名) é usado para todas as palavras para as quais não exista kanji, ou este exista, mas seja pouco usado. Também é usado para substituir os kanji e nas terminações dos verbos e dos adjetivos. Quando é usado para escrever a pronúncia literal de um kanji e, assim, garantir o entendimento do leitor, é chamado furigana ao invés de hiragana.
O japonês é escrito como é ouvido; exceto algumas partículas, que possuem uma segunda leitura. É o caso de は (ha) que é lido wa quando ele é uma partícula, a partícula へ (he) que também é lido como “e” e a partícula を (wo) que é lida como o.
Existem 3 elementos utilizados que modificam o modo de leitura de algumas letras: o handakuten ou maru ( ゜), um pequeno círculo, semelhante ao símbolo de grau; o dakuten ou ten-ten ( ゛), que lembra aspas; e o sokuon (っ), um tsu pequeno.
O hiragana geralmente soletra longas vogais com adição de um segundo kana vogal. O chouonpu (ー), a marca de extensão de vogal usado no katakana, é raramente usado no hiragana. Uma palavra não pode começar com o kana ん (n).
Existem ordem de escrita das letras e direção, sempre da esquerda para direita e de cima para baixa. Acredite, facilita bastante quando escrevemos na ordem e direção correta.