As vezes o modo mais simples é a melhor maneira de praticar. Lembre-se que não é preciso inventar a roda novamente, precisamos somente seguir o caminho que acreditamos ser o melhor. O melhor caminho para mim, pode não ser para você.
A melhor pessoa para descobrir esse caminho é a pessoa que está lendo esse artigo!
Abaixo há algumas dicas que podem parecer bobeira, porém funcionam para mim.
Pense no Idioma.
Pensar no idioma é o primeiro passo para a fluência. Quando você estiver pensando no idioma inconscientemente, é o sinal que você está no caminho certo. Porem até você chegar nesse ponto, será uma longa jornada.
Comece fácil e simples, com pequenas palavras ou situações do cotidiano.
Você pode fazer isso em qualquer lugar, a qualquer hora. Você notará que, quando pensa no idioma fica mais fácil falar o idioma.
Fale sozinho.
Quem é a pessoa que você mais fala no dia-dia?
Você provavelmente não nota, porem a pessoa que você mais fala inconscientemente é você mesmo. A cada decisão que você toma, a cada ideia que você tem, é uma oportunidade de praticar o idioma. E o melhor?! Você pode praticar sempre que quiser!
Se você já está pensando no idioma, tente falar em voz alta. Leia em voz alta também. A prática é prática e, mesmo que você não tenha ninguém para corrigir seus erros, apenas o ato de falar em voz alta ajudará você a se sentir mais à vontade falando o idioma.
Ouça e repita.
De início, você ainda não sabe muitos vocabulários ou estruturas no idioma. E o melhor modo de aprender é ouvindo as pessoas falar e você absorver esse conteúdo. Com a tecnologia atual, é muito mais fácil ter acesso a esse conteúdo.
Escolha uma parte curta de um programa e repita, imite o tom, a velocidade e até mesmo o sotaque. Não importa se você perder algumas palavras, o importante é continuar falando.